terça-feira, 21 de março de 2017

Lendas do rio São Francisco

Boa Noite!


Separamos um dos aspectos culturais que envolve o rio São Francisco, as lendas.


O rio São Francisco é muito mais do que um rio. Ele faz parte da vida das pessoas que vivem à suas margens de uma forma tão marcante, que muitos chegam a acreditar que o rio tem vida própria. As lendas populares afirmam essa teoria e em uma delas o Velho Chico tem direito até ao seu sono de beleza.

Existe a lenda do Nego D’água, que habita a profundeza dos rios e com suas gargalhadas assusta os pescadores e lavadeiras que não o agradam com peixes, fumo de mascar e pinga. Ainda segundo a lenda, O Nego D’água costuma virar a canoa dos pescadores que pescam durante a Piracema ou que pescam de forma prejudicial ao meio ambiente.




Tem também O Minhocão que é destaque entre as lendas do Velho Chico, ele seria uma serpente gigantesca, fluvial e subterrânea, que viveria no rio. Reza a lenda que o Minhocão seria capaz de se locomover por debaixo da terra, chegando até as cidades, sendo capaz de desmoronar casas e servindo de explicação para fenômenos de desnivelamento.




Esses são alguns personagens e lendas do folclore da cultura popular das pessoas que vivem próximo ou às margens do rio São Francisco.








Nenhum comentário:

Postar um comentário