terça-feira, 11 de abril de 2017

Olha que interessante essa matéria do G1.com do dia 10/04/2017

http://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/paraibanos-relatam-os-100-dias-apos-a-transposicao-do-rio-sao-francisco-na-pb.ghtml

Paraibanos relatam os 30 dias após a transposição do Rio São Francisco na PB

Fotos mostram bastidores de série das TVs Cabo Branco e Paraíba sobre chegada das águas.


Após cinco anos de seca na Paraíba, as águas da transposição do Rio São Francisco começaram a chegar ao estado através do Eixo Leste da obra. Enquanto isso, no Alto Sertão paraibano, o Eixo Norte ainda não foi entregue. Nas duas situações, a população vive a expectativa de poder utilizar as águas, carros-pipa e poços artesianos continuam abastecendo as casas e as chuvas este ano não foram suficientes para encher os açudes.
Nesta segunda-feira (10), teve início uma série das TVs Cabo Branco e Paraíba sobre a expectativa para a chegada das águas da transposição. O G1 mostra, até quinta-feira (13), fotos dos bastidores desta viagem que percorreu a obra ao longo do estado.

Dona Luzinete Rolim da Silva estava aliada. A chuva miúda garantiu a plantação no "inverno sertanejo". A agricultora mora na zona rural de São José de Piranhas e tem certeza que o ano será de menos peleja e mais fartura.

O pôr do sol do Sertão sempre nos surpreende. Na beira da estrada, em São José de Piranhas, paramos para gravar um imagem que dá beleza as reportagens e mostra como nossa terra é linda.

Vende, troca, negocia. É assim que seu João Dias vive, em Cajazeiras. Não parece. Está todo sério, mas é uma simpatia só. Nos salvou quando perdemos um carregador de celular e precisávamos de um cabo para carregar uma câmera. Ah, se precisar de chapinha, sapato, capa de celular usada, lanterna, secador de cabelo, ele tem.

Cinegrafista Alexandre Frazão filma a parede da Barragem de Boa Vista, construída no projeto de Transposição do Rio São Francisco. Mais de 216 famílias tiveram que ser retiradas da área. Muitos moravam no local há mais de 80 anos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário